Carregando...



Complicações

Como já dissemos, a cirurgia para cura da obesidade grave (cirurgia bariátrica) não é um milagre e sim uma troca que na grande maioria das vezes é altamente vantajosa. No entanto, como em toda cirurgia, podem ocorrer complicações.

Nos pacientes operados para colocação de banda gástrica ajustável as complicações durante a operação e no pós-operatório imediato são menores, seguindo-se uma mortalidade muito baixa. Esta cirurgia, no entanto, apresenta complicações tardias em número maior que os procedimentos de By-Pass geralmente relacionadas a movimentação da banda causando dificuldade na passagem do alimento ou a extrusão (entrada da banda para dentro do estômago) que vai necessitar a retirada da mesma. Os trabalhos de diversos autores mostram uma incidência de extrusão muito variável indo de 1% a até 14% dos casos operados.

Nos pacientes que são submetidos a operação de By-Pass e Sleeve (gastrectomia vertical tubular), quando considerados todos os casos, desde o paciente jovem e sem co-morbidades (doenças associadas a obesidade) até aqueles com mais idade e com muitas doenças já instaladas, a mortalidade atualmente está abaixo de 0,2%. Por sinal, este é um aspecto que tem sempre melhorado com o passar do tempo. Essa muito baixa mortalidade tem sido um incentivo para que os números de cirurgias bariátricas continuem aumentando. As causas que mais contribuem para a mortalidade são a infecção causada por  abertura das costuras, a embolia pulmonar e complicações respiratórias. É evidente que os pacientes mais novos e com menos doenças associadas tem mortalidade menor.

Os pacientes operados pela cirurgia de Scopinaro, se não forem bem acompanhados, podem ter complicações tardias de desnutrição, diarreia ao ingerir gorduras e odor muito forte nas fezes e gases.. O controle das deficiências nutricionais a longo prazo tem que ser mais rigoroso.

Nas cirurgias bariátricas que usam estreitamento da passagem dos alimentos , o paciente tem que saber que ao se alimentar de pedaços grandes principalmente de carne vermelha ou de bagaço de frutas não mastigados devidamente pode ocorrer obstrução (entupimento) da passagem, levando às vezes a necessidade de endoscopia para a retirada do alimento.

Copyright © 2016 - Clínica Prof. Dr. Roberto Frota-Pessôa