Carregando...



Pós-operatório

O pós-operatório da colocação da banda gástrica ajustável é o mais simples. O paciente ao sair do centro cirúrgico volta para o quarto, permanece com soro e aceitando a alimentação líquida, pode ter alta no dia seguinte da operação.

No caso da operação de By-Pass (Capella-Fobi), ao sair do centro cirúrgico o paciente é encaminhado para um local onde possa ser acompanhado por médicos e enfermeiros. Em alguns hospitais é a unidade de recuperação pós-operatória e em outros o CTI. Neste primeiro dia o paciente permanece com soro e sem receber alimentação pela boca. No dia seguinte recebe alta para o quarto, permanece com soro e inicia dieta líquida. Já está andando e indo ao banheiro, uma vez que a movimentação fora do leito é muito importante para a recuperação. No dia seguinte, tendo aceitado bem a dieta líquida, já fica sem soro e tem alta hospitalar. e outros podem ter alta mais cedo.

Devemos lembrar que a medicina não é uma ciência exata e o que está descrito acima vai ocorrer com a grande maioria dos pacientes. No entanto, alguns podem ter que permanecer mais dias internados para aceitarem melhor a dieta líquida.

A dor pós-operatória normalmente é de muito pouca intensidade uma vez que é feita analgesia  e as operações são realizadas por vídeo laparoscopia.

Copyright © 2016 - Clínica Prof. Dr. Roberto Frota-Pessôa