Só um minutinho. Já tá carregando...
Para que um paciente com obesidade seja operado é preciso que cinco condições sejam preenchidas.
Normalmente as idades limites para se submeter à cirurgia bariátrica estão entre 16 e 65anos. No entanto, cada caso deverá ser examinado separadamente. Algumas pessoas mais jovens e outras com mais idade que os limites estabelecidos também podem ter indicação, e após junta médica, têm sido operadas.
As indicações para cirurgia bariátrica são feitas quando o IMC (peso em kg / altura em metros ao quadrado) está acima de 40. No caso do paciente apresentar alguma doença relacionada com obesidade, que são chamadas de comorbidades (hipertensão, esteatose hepática, diabetes, artrite etc…) o IMC necessário para ser indicada a cirurgia é de 35.
É preciso que os exames que são realizados antes da operação mostrem que o paciente poderá ser operado com o mínimo de risco. Se houver alguma alteração, o paciente deverá ser tratado do problema antes da cirurgia.
Este é um dos aspectos mais importantes e por vezes demorado. Para decidir-se pela cirurgia bariátrica é fundamental que o paciente tenha acesso a todas as informações relacionadas com a operação que pretende se submeter assim como o pós operatório imediato e tardio. Para isto ele conta com este site, com as reuniões (que são realizadas no Centro de Convenções do Edifício número 1 da Av. Rio Branco, na Praça Mauá, no centro da Cidade do Rio de Janeiro) e com a ida ao consultório onde qualquer dúvida que persistir deverá ser esclarecida.
O tempo aqui é variável, com alguns decidindo-se mais rapidamente que outros. Lembre-se que todas as dúvidas devem ser esclarecidas antes da decisão de operar.
É preciso que o paciente possa ser operado pela equipe médica (geralmente 3 cirurgiões, 2 anestesistas e 1 instrumentadora) em Hospital que esteja aparelhado para o tratamento de pessoas com obesidade mórbida.